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ensino Fundamental 

       Na Rede de Ensino Certo temos sempre a preocupação em manter uma linearidade de práticas de forma que haja uma coerência entre os segmentos. Desta forma, são levadas em consideração as especificidades relativas às características gerais das crianças e dos adolescentes no Ensino Fundamental, bem como as experiências individuais. 

       Desenvolvemos trabalho focado nos interesses manifestados pelas crianças e suas vivências, para que possam progressivamente ampliar essa compreensão, que se dá pela mobilização de saberes cada vez mais complexos. Ao longo desta etapa de ensino, mais longa da educação básica com nove anos de duração, cuidamos para que haja uma constante ampliação da autonomia intelectual, compreensão de normas e maior interesse pela vida social, econômica, cultural e política da comunidade.

    Mantemos a proposta de trabalho considerando o aluno protagonista e tendo a prática de pesquisa/investigação como cerne do processo pedagógico, contudo, em respeito às especificidades e entendendo que os estudantes inicial este segmento crianças e no decorrer passam por transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais, que pensamos em ações que são específicas da faixa etária.

Projetos Ensino Fundamental 

1. iNTERCÂMBIO CULTURAL

     Os alunos são convidados ao longo do ano para momentos de interação e troca de experiências virtuais com alunos de outras escolas nas diversas cidades do Brasil. Os alunos conhecem assim, sobre a diversidade histórica, geográfica, cultural, esportiva e econômica das regiões brasileiras. Não são informações apresentadas só pelo professor ou pelo livro didático.

2. iNFORMATIVO CERTO

     Validando a proposta da rede em preparar alunos protagonistas, as matérias publicadas no nosso informativo em sua maioria são escrita por alunos. Cada edição tem um tema central norteador, e ainda apresenta ações realizadas no período. Os alunos, a partir do 5º ano, são convidados a escreverem as matérias, fazerem cobertura dos eventos, realizarem entrevistas e outras propostas. Os textos são revisados pelos professores, mas mantemos a estrutura original, até como forma de percebermos os avanços dos alunos e entendendo que estão em formação.

3. RED'AÇÃO

     Acreditamos que a escrita, bem como competência leitora, não pode ser mecânica. É fundamental que não apenas decodifiquem símbolos (as letras), mas que estes venham dotados de significação e interpretação. Buscas fundamentação lógica e coerente para os temas escritos, são tão importantes quanto a técnica da estrutura.

        E para ter subsídio suficiente, antes de escrever, é essencial que os alunos acompanhem os temas e assuntos que circulam nos meios sociais. O que passa nas mídias, o que acontece no Brasil e no mundo, os assuntos polêmicos. Mas não um conhecimento superficial, que realizem pesquisa em fontes diversas, com posicionamentos diversos, e então, sejam capazes de se manifestarem sobre qualquer assunto.

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